Sobre Pilates / O método pilates

Pilates

Pilates é um programa de treinamento físico e mental que considera o corpo e a mente como uma unidade. Tornando-se uma atividade completa de coordenação entre corpo, mente e espírito, um sistema único de exercícios de alongamento e fortalecimento desenvolvido por Joseph Pilates.

O PRIMEIRO PILAR do Método Pilates baseia-se no fortalecimento do centro de força, ou seja, músculos do tronco inferior (abdominais, glúteos, adutores e assoalho pélvico) que estruturam e suportam o resto do corpo.

O SEGUNDO PILAR do método é a aplicação dos seis princípios básicos fundamentais: Centro de força, Concentração, Controle, Precisão, Respiração e Fluidez do movimento.

Pilates facilita a harmonia e o equilíbrio muscular e segundo seu criador equivale a uma "ducha interna": seu coração vai bombear com maior força e melhor ritmo, mas evitando que se acelere e realize um trabalho excessivo; a corrente sanguínea circulará com renovado vigor e regularidade, oxigenará o sangue, estimulará a drenagem linfática e os órgãos internos.

"Concentre-se nos movimentos corretos cada vez que se exercita, ou os fará de maneira incorreta e eles perderão seu valor" (J. H. Pilates).

Os Seis princípios básicos:
Centro de Força ou "Power house": constitui o pilar do método, o CINTURÃO formado pelos músculos suporta o tronco, ajuda a melhorar a postura, facilita movimentos equilibrados e afina o controle motor das extremidades. O desenvolvimento do centro de força ajuda a prevenir dores nas costas e outras lesões.
Concentração: deve ser absoluta, segundo Joseph Pilates "é a mente que guia o corpo", aprender a se concentrar é essencial para aprender a controlar o corpo e a mente.
Controle: para ter uma idéia da importância deste principio, Joseph Pilates chamou seu método de CONTROLOGIA (mais tarde substituído para Método Pilates pelos próprios alunos). O controle é imprescindível para se conseguir a qualidade desejada do movimento, que por sua vez deve ser preciso.
A Precisão ajuda a aumentar o controle e combate hábitos e padrões indesejados.
Respiração: Deve ser adequada e coordenada com os movimentos, antes de tudo aprenda a respirar. Tão importante quanto inspirar é saber expirar, expulsar o ar dos pulmões.
Fluidez: é realizar todas as etapas de um exercício como se fosse um único movimento, o ritmo é a maneira harmoniosa de combinar e encadear a seqüência de movimentos com as pausas, acentos e diferentes tempos de cada exercício e entre um e outro. Nada deve ser demasiado rápido nem demasiado lento.
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